sábado, 24 de diciembre de 2016

Crossfit! O quê? Porquê? Para quem?

É atualmente uma modalidade com grande mediatismo pelo sucesso que teve junto do público que ansiava por um programa completo, intenso e com resultados concretos. O envolvimento nesta prática inclui a entrada numa comunidade global de partilha de experiências e hábitos de vida saudáveis. A nossa equipa de treinadores tem acompanhado um grande grupo de pessoas na box afiliada Mega Craque CrossFit no Mega Craque Clube e temos comprovado a evolução da condição física de todos sem exceção.

O CrossFit é para todos?
Sem dúvida! A missão desta modalidade é promover saúde e desenvolver longevidade motora funcional. Para este efeito são focadas quatro vertentes, que são a educação nutricional, atividades de endurance, movimentos de ginástica e de halterofilismo. 
O objetivo desta seleção é o praticante aumentar a sua capacidade de realizar trabalho motor em diferentes períodos de duração de esforço e em variados domínios que se entrecruzam. 
Uma pessoa saudável será capaz de contrariar ou retardar o decréscimo de capacidade de desenvolver trabalho físico ao longo da vida e no CrossFit todos os resultados são observáveis, repetíveis e mensuráveis, já que todas as variáveis de treino podem ser contabilizadas, permitindo ao praticante aferir da sua preparação física geral, que, em última análise, quantifica o seu fitness e a sua saúde.
A adaptação dos diversos públicos à modalidade é feita através da adaptação e escalonamento dos movimentos, do volume de repetições ou cargas utilizadas. Assim, todos os praticantes fazem a mesma aula programada, com respetivas adaptações. A intensidade é máxima porque os desafios são frequentemente cronometrados, e o desejo de superação e as grandes performances são fomentados pelo espírito competitivo entre praticantes.
Esta modalidade é uma excelente opção para qualquer pessoa, já que as necessidades de um atleta olímpico e um indivíduo comum diferem em grau mas não em tipo. Ambos beneficiam de aumentos na força, potência, resistência cardiovascular e respiratória, flexibilidade, resistência muscular, agilidade, equilíbrio e coordenação. A adaptação na intensidade e no volume através dos mesmos métodos otimizam a resposta tanto para atletas como para idosos, o que faz do CrossFit uma escolha excelente para quem pretende um programa de condição física completo que o/a prepara para qualquer atividade do dia-a-dia em situações desconhecidas e imprevisíveis.

Ginástica
“É necessária força para manter uma boa técnica e uma boa técnica é fundamental para um bom controlo motor/corporal”. Esta frase é muito utilizada e poderia definir o que é pretendido nesta área do movimento, integrada neste programa de condição física. A ginástica é uma das três modalidades-base do Crossfit. Esta modalidade ajuda no desenvolvimento de muitas das 10 componentes do fitness já mencionadas atrás, e fundamentalmente as 4 que são consideradas componentes neurológicas (coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. No Crossfit é considerado um movimento/elemento gímnico ou de ginástica, qualquer movimento onde a única carga movimentada é o próprio peso corporal (ex: agachamentos, flexões, elevações). Desta forma, os movimentos de ginástica integrados no Crossfit utilizam também algum material como barras paralelas, argolas suspensas, barras fixas, cordas, etc. Os exercícios de ginástica proporcionam um grande desenvolvimento da força sem qualquer carga externa.

Halterofilismo 
Esta disciplina é olímpica e é um dos três ramos de movimentos que compõem a modalidade de Crossfit. Existem dois tipos de levantamentos, o Snatch e Clean and Jerk. Para os dominar, os praticantes passam por progressões técnicas que os conduzem a um estado de força e potência muscular inigualável por nenhuma outra modalidade.
A prática destes movimentos ensina a aplicação de força em sequências funcionais apropriadas (do centro para as extremidades) para além das evidências que vários estudos demonstraram de aumentos únicos na massa muscular, coordenação, elevação vertical, resistência muscular e óssea, capacidade física de resistir a stress e capacidade cardiovascular.

KIDS e Teens (crianças e jovens)
Começar por referir que, quando falamos neste programa de condição física, falamos de uma faixa etária entre os 3/4 anos e os 17 anos de idade, com turmas formadas, geralmente em intervalos dos 3/4 aos 5 anos, 6-12 e 13-17. Fundamentalmente, o Crossfit kids combina movimentos de ginástica, calisténicos (peso corporal) e elementos de halterofilismo de forma a desenvolver as qualidades físicas gerais referidas no início deste artigo, com especial foco em elementos que permitam e potenciem o desenvolvimento do sistema vestibular (orientação espacial) e a densidade óssea. Nestas idades, em que se atinge o pico do desenvolvimento motor, pretende-se expor as crianças a um estímulo suficientemente eficiente que permita maximizar as suas qualidades físicas. Estes elementos são também combinados de forma a manter as crianças e jovens motivadas e felizes, ao mesmo tempo que aprendem mecânicas de movimento corretas e criam uma base atlética variada. É imperativo a condição física estar sempre ligada à diversão de forma a criar hábitos saudáveis de forma duradoura. 

A importância das progressões
A adaptação, correção e escolha das progressões adequadas para cada atleta está totalmente dependente do treinador e das suas capacidades e conhecimentos nessa área assim como o conhecimento pessoal das capacidades de cada atleta. Por vezes, pode mesmo até ser necessário a mudança da totalidade do treino previsto para aquele dia mediante as condicionantes apresentadas pela pessoa. As progressões são utilizadas quer nas adaptações nos WOD, quer para o desenvolvimento de técnicas e movimentos específicos onde haja maior dificuldade. A ideia que apenas alguém novo, descondicionado ou inexperiente tem esta necessidade é errada. Em determinadas alturas e dependendo de diversos fatores como lesões, fadiga e má mecânica de movimento, alguém com alguma ou mesmo bastante experiência e condição física, pode necessitar desta intervenção por parte do treinador. É uma, se não mesmo a componente mais fundamental de um treinador de Crossfit. Assim, a procura de locais, com profissionais competentes e com estas competências é fundamental para se tirar o maior proveito deste programa de treino de forma segura e intensa.

Wods e supervisão 
Wod - workout of the day, indica a improbabilidade do praticante voltar a repetir o treino. Este é o momento que os atletas mais desejam. Planear as suas cargas e a adaptação dos movimentos à sua capacidade é função do treinador nos momentos prévios, para que possam tirar o maior proveito e aplicar mais capacidade de trabalho, com o cronómetro a marcar as performances individuais ou em desafios de equipa. 
É neste momento que o estímulo de treino programado deve atingir todos da mesma forma, igualando o jovem de 20 anos que compete diretamente com o atleta recém-chegado de 60.
A intensidade atingida pelo ambiente competitivo e o espírito de suporte e entreajuda do grupo dão a motivação certa para que o grupo de pessoas atravesse juntas o desafio e frequentemente se superem em relação às expectativas iniciais. À semelhança de uma matilha de lobos, ninguém fica para trás e o mais aplaudido e agraciado pelo grupo é o que estiver a passar as maiores dificuldades. São momentos emocionantes que se vivem diariamente.
O treinador é o mediador deste empenho e emoção, mantendo o olhar atento para as técnicas e a verificação da sua consistência ao longo do wod para que a intensidade seja correta e segura para cada um, fazendo ajustes, observando e corrigindo erros, se necessário, e melhorando a performance dos atletas (coaching). 

Tiago Fernandes 
Licenciado em Ciências do Desporto
Instrutor de Crossfit

Licenciado em Ciências do Desporto, minor em Exercício e Saúde e major em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH); 
Crossfit CF-L2 (Agosto 2016); Crossfit CF-L1 (Outubro 2014); Crossfit Kids (Agosto 2015); Crossfit Weightlifting (Janeiro 2016); Crossfit Gymnastics (Setembro 2016);  
Prática contínua de CrossFit desde 2013; 
Treino funcional avançado (FMH 2013); 
Frequência na pós-graduação em Strenght and Conditioning ( FMH 2016/2017)

Gonçalo Guimarães 
Licenciado em Ciências do Desporto
Instrutor de Musculação e Cardiofitness

Licenciado em Ciências do Desporto, ramo de Educação Física e Desporto Escolar pela Faculdade de Motricidade Humana, especialista em Judo e Andebol, com prática contínua desde 2009; 
Pós-graduado em Treino de Alto Rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana; Treinador de Judo de Grau II, graduado com cinto negro 2° Dan com prática contínua desde 2000; Treinador de CrossFit de nível 2 com prática contínua desde 2013; Treinador de Halterofilismo com prática contínua desde 2016; Comentador desportivo dos canais SportTV, na modalidade de Halterofilismo Olímpico, e Kombat Sport, na modalidade Judo;
Instrutor de Musculação e Cardiofitness, premiado como melhor instrutor pelo Centro de Estudos de Fitness.

 
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