sábado, 24 de diciembre de 2016

Diretor Bombeiro: A Construção de um Day Flow Prático e Eficiente

Há fogo? Só um herói é chamado para o apagar. O DIRETOR DO CLUBE!
Todos os dias num Ginásio perto de si, encontra Diretores de Clube, que são excelentes mestres na arte do improviso e resolução de problemas “que mais ninguém consegue resolver”. 
Estão sempre disponíveis para o que der e vier. São mártires com um trabalho que nunca mais acaba e que despertam nas equipas a sensação de que não vale a pena ser diretor se é para ter uma vida igual à daquele infeliz.
Estamos a falar de uma espécie incansável que faz 10 a 14 horas de trabalho diário sem olhar para o relógio a não ser quando já é quase hora de fechar, e ainda falta tanto para fazer.
O dia começa com coisas que não conseguimos terminar no dia anterior; em cima disso temos as tarefas do dia; uma caixa de email com vida própria e a aumentar a cada minuto, mais aquelas situações que nos surpreendem e achamos que não podemos controlar. 
Vamos analisar 3 exemplos práticos que certamente já aconteceram a muitos dos meus colegas que estão a ler este artigo:
- A aparelhagem que não funciona.
O professor responsável pela aula chega desesperado, a 1 minuto da aula começar, ao pé do diretor e diz que a aparelhagem não funciona e já está tudo à espera. De imediato, o Diretor levanta-se, corre para a sala e aplica a técnica infalível dos diretores – DESLIGA E VOLTA A LIGAR O APARELHO. O milagre acontece, mas o Diretor já perdeu o fio condutor da tarefa que estava a efetuar.
- O Cliente que só fala com o Responsável. 
O Diretor está a dar formação a um novo elemento. Entra pela porta dentro o rececionista a solicitar a presença do Diretor na receção pois está um sócio a reclamar e só fala com o responsável. O Diretor, interrompe a formação (que ele disse ao novo membro que era sagrada), vai à receção e pergunta qual o problema. O sócio responde que a água da piscina hoje estava fria. O Diretor diz que vai verificar o problema e que amanhã estará na temperatura normal. Ele resolve o assunto de imediato mas deixa alastrar o verdadeiro problema.
- A substituição da aula de grupo. 
Este é, talvez, o maior terror para um Diretor de Clube. De imediato agarra o telefone e liga para tudo o que é professor até encontrar o anjo que vem dar a substituição. Meio dia de trabalho perdido, mas já se livrou das reclamações por falta de professor para dar a aula.

No meio de um dia em que tivemos de “concertar” aparelhagens, ouvir aquele sócio que só queria falar com o Responsável, ligar para encontrar um professor de substituição, atender fornecedores, dar formação ao novo colaborador e tentar esvaziar a caixa de emails, terminamos o dia cansados mas com a sensação de que não fizemos nada. Ainda para mais, quando no final do dia verificamos que as vendas foram fracas e que já não há nada que possamos fazer para melhorar os resultados desse dia e muito pouco está nas nossas mãos quanto aos prognósticos do dia seguinte. Principalmente se for um dia como o anterior – a probabilidade é que vai ser muito semelhante.

Será que é possível ter vida própria e ao mesmo tempo gerir um clube? 
No início da minha carreira achava que não. Pensava que a única forma de conseguir vencer a batalha e ver a minha caixa de email vazia, por mais de 1 minuto, era ir trabalhar sábado e Domingo. Dessa forma, conseguia descansar o domingo à tarde com a sensação de ter a situação controlada, embora assombrado pelo pânico de amanhã já ser segunda feira e saber que tudo iria recomeçar.
Felizmente, a vida permitiu-me aprender com os meus erros, encontrar livros úteis e conhecer pessoas fantásticas que me ajudaram no processo. Mas acima de tudo, coloquei a meu favor a determinação que tinha em encontrar soluções. Os Diretores de Clube são fantásticos a encontrar soluções. Embora eu tenha percebido que nem sempre eram as soluções certas.

EU QUERO UMA VIDA PRÓPRIA. QUERO GERIR O MEU CLUBE E TERMINAR O DIA COM A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO. 
O dia que comecei a AGIR focado nisto foi o dia em que tudo mudou.
Nós temos a vida que queremos e escolhemos/permitimos. Comece o dia por definir as suas prioridades. Divida em 2 ou 3 partes. Como exemplo vou dividir em 3 as prioridades para o dia de hoje: 
1ª Crescimento do meu negócio; 
2ª Motivação da minha equipa; 
3º Momento pessoal com a namorada. 
Depois devemos identificar quais as tarefas correspondentes. O que temos mesmo de fazer hoje. De preferência devemos colocar uma linha limite no tempo para nos ajudar na orientação. 
Ex: 
07h15 Tomar o pequeno-almoço enquanto define a lista de prioridades.  
08h15 Treinar no clube
09h15 Ronda no clube
09h30 Analisar resultados e reajustar objetivos diários (se necessário) 
10h00 Reunir com a equipa comercial
10h30 Atualizar caixa de email
12h00 Ronda no Clube
13h00 Almoçar
15h00 Briefing individual 15’ com o Comercial
16h00 Briefing individual 15’ com a PT.
17h00 Analisar resultados e projeção do dia seguinte
18h30 Verificar todos os pontos anteriores e necessidades da equipa.
19h30 Levar a namorada a jantar
Claro que se trata apenas de um exemplo (embora muitas vezes real de alguns dos meus dias). Aquilo a que dou mais valor desde que comecei a trabalhar desta forma é que a definição das prioridades permite fazer aquilo que é mais importante, dando no final do dia a sensação de dever cumprido e de um dia produtivo. 
No meio, muitas coisas poderão acontecer, mas se formos intransigentes com o nosso plano, vamos identificar outra necessidade: FORMAR E DELEGAR.
Coloco primeiro Formar, porque às vezes a necessidade de Delegar é grande mas sem a devida formação corremos o risco de delegar a tarefa a alguém que não está preparado para entregar o resultado e as consequências são gravíssimas levando o líder a pensar: “Se queres algo bem feito, faz tu mesmo”. Este pensamento, é o maior bloqueador de inovação e desenvolvimento de uma marca.
Prepare a sua equipa:
Tudo começa no dia em que contratamos um novo colaborador. 
Uma boa gestão de expectativas – Estou a contratar-te para não ter de fazer o teu trabalho. Tu és o responsável quando te pedem ajuda (sócio ou staff);
Um bom plano de integração – Estas são todas as áreas do clube, todo o staff, todas as ferramentas que tu precisas; 
Um plano de Formação Completo – Esta é a forma de utilizares estas ferramentas que te mostrei; 
E o mais difícil, Acompanhar e fazer Seguimento.
Com a equipa já existente deixo a sugestão: Comecem do zero, e vão ficar surpreendidos com a quantidade de coisas que a equipa, que já está na empresa há vários anos, vai aprender sobre o clube e sobre os colegas.

Antes de mudar o fruto, mude a raiz
Respeite mais as suas tarefas e elas serão mais respeitadas pelos outros. Leve-as até ao fim sem permitir interrupções. E ganhe assim o respeito que a sua equipa tem pelas suas tarefas. Começarão e interrompê-lo menos e a assumir maior responsabilidade da situação.

RUI GOMES

Coaching Político e Empresarial
Especialista em Comunicação não-verbal e discurso para plateias
Formador Nacional e Internacional em Gestão e Motivação de Equipas
Diretor de Op. e Recrutamento no Projeto de Expansão Fitness UP
Diretor de Clube Solinca
General Manager Fitness First Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Area Sales Manager Zomato Media Company
Pós Graduação em Gestão de Health Clubs & Spas.

 
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