sábado, 24 de diciembre de 2016

Práticas Corporais Holísticas e Fitness

Como profissional, educadora física, formadora, terapeuta holística e alguém que inspira pessoas a nível físico, emocional, mental e espiritual, atrevo-me a escrever este artigo no sentido de ampliar a consciência da comunidade do setor a ouvir os ecos do futuro. Olhar cada aluno, sócio ou cliente, colega, diretor… de uma forma mais profunda, ir além do corpo físico, é um requisito cada vez mais necessário ao longo desta mudança de Era planetária, tocando em cada um como um Todo.

Já não basta só o culto do corpo perfeito, há que integrar também a mente, o emocional e o espiritual da forma mais equilibrada possível, integrar o trabalho holístico num sector onde a capacidade física de cada um é a base para a evolução consciente.

Então como podemos adotar esta visão holística no sector do Fitness?
Comecemos então por definir a palavra Holística.
A palavra holística foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro". Holístico ou holista é um adjetivo que classifica algo relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenómenos na sua totalidade e globalidade. A abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema – o todo de cada um. O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles, na sua Metafísica, quando afirma: “O todo é maior do que a simples soma das suas partes”.
O Holismo declara que qualquer sistema deve ser abordado como uma visão de totalidade, que busca integrar as partes dentro de um todo harmonioso.

O Corpo como base do desenvolvimento holístico
Definindo o corpo como: “tudo o que ocupa espaço e constitui unidade orgânica ou inorgânica”, “é a matéria que constitui o indivíduo”, “é aquilo que é passível de ser tocado, que possuí uma forma através do qual existe contato com o exterior”, podemos afirmar que o nosso corpo é a melhor fonte de informação sobre o funcionamento da nossa mente, das nossas emoções bem como da nossa auto perceção da energia pessoal. Segundo Gasparetto, o corpo é uma espécie de sensor que acusa o modo como o indivíduo lida com os acontecimentos. Então, é no corpo físico que cada um manifesta o que pensa e o que sente. Sentimentos reprimidos como medo, insegurança, raiva, culpa, ressentimentos, etc., derivados da qualidade do pensamento, são manifestados no corpo físico pelo inconsciente como forma de doença.
Todavia, é importante referir que o exercício físico consegue mobilizar a energia pessoal acumulada isto é, mobiliza o fluxo energético a circular pelos respetivos canais energéticos diminuindo a possibilidade de bloqueios emocionais. A sensação de bem-estar e disposição física, a melhoria da condição física e da aparência física, são estados que ajudam a expandir os canais energéticos, logo, ajudam a diminuir os sentimentos reprimidos. Segundo Guiselini, o exercício físico é o meio de interligação das dimensões física, emocional, social, mental e espiritual pela mobilização e equilíbrio da energia pessoal.

Quais as práticas corporais holísticas integradas no sector Fitness & Wellness?
Com a redescoberta do condicionamento do corpo e uma maior enfase à consciência corporal, entramos assim numa onda ascensional de práticas corporais onde o condicionamento físico ou mais especificamente o bem-estar físico é a base para que as restantes componentes do sistema holístico se integrem.

São elas:

Pilates
É um sistema de exercícios para todo o corpo focado no alongamento e fortalecimento, gerador do equilíbrio físico e prevenção de lesões. Este método enfatiza a precisão, a fluidez, a consciência corporal, a concentração, a respiração, economia e qualidade dos movimentos e alinhamento do corpo. Resulta assim para os seus praticantes, em formas mais alongadas, força sem corpulência, costas sólidas, postura mais correta e uma maior flexibilidade muscular e mobilidade das articulações, além de um renovado vigor mental. A prática do Método Pilates é cada vez mais popular no sector Fitness sendo um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates por volta de 1920.

Yoga
Além de ser uma filosofia de vida que teve origem na Índia há mais de 5000 anos, é também um sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo. O yoga trabalha as emoções, ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
Yoga significa unir, é um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta. Yoga é um conceito, uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica. A prática mais usual no sector do Fitness é o Hatha Yoga.

Tai Chi / Chi Kung
Ambos conhecidos como a arte da meditação em movimento, têm origem na china antiga. São apreciados no ocidente devido à sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem um ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio. Desde cedo, os monges budistas associaram exercícios físicos específicos, ao trabalho energético interno da pessoa. Seguindo isso, estas técnicas procuram promover uma sensação de bem-estar físico e mental, proporcionando ganhos a longo prazo.

Body Balance
É um programa de treino desenvolvido pela Les Mills que combina técnicas de yoga, tai-chi e pilates. Combina os princípios e práticas fundamentais do yoga e pilates tais como a respiração controlada, concentração, flexibilidade e força de modo a criar uma sessão holística que confere um estado de equilíbrio e harmonia ao corpo e à mente.

Happy Flow
É uma prática corporal integrativa desenvolvida por mim, a qual integra várias técnicas do movimento corporal consciente, no sentido de equilibrar o corpo, a mente e a energia pessoal. Através de uma viagem ao yoga, pilates, tai chi, ballet, barra no chão, relaxamento e meditação, os praticantes são levados a sentir um estado de harmonia e tranquilidade, ajudando-os deste modo gerir situações de ansiedade, stress, entre outros.

Assim, todas estas práticas corporais holísticas que atuam nas 5 dimensões do Ser Humano, contribuem de facto para um estilo de vida mais saudável, equilibrado onde a harmonia interna torna-se a base de Viver.

Madalena Aparício
  • Criadora da prática corporal integrativa Happy Flow
  • Terapeuta Integrativa
  • Licenciada em EF e Desporto;
  • Pós-graduada em Gestão de Ginásios e Health Clubs;
  • Doutoranda em Didáticas Especiais da EF e do Desporto;
  • Docente nos cursos de Fitness de Grupo;
  • Criadora do programa Tribal Dance®;
  • Criadora da prática corporal integrativa Happy Flow e Bodhimind Kids;
  • Terapeuta Integrativa;
  • Palestrante em cursos e ações de Desenvolvimento Transpessoal através do movimento corporal consciente, Inteligência Corporal, Dança Consciente e Meditação para Aprendiz
 
Gym Factory Portugal © 2014 gymfactory.net & Gym Factory . ...